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Programação por eventos - Aula 4 O "leão manso" chamado switch...

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zecomeia
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RPG Maker
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Masculino Postagens : 51
Data de inscrição : 20/08/2009
Programação por eventos - Aula 4 O "leão manso" chamado switch... 11101010

Programação por eventos - Aula 4 O "leão manso" chamado switch... Vide http://colmeia-do-ze.blogspot.com/
MensagemAssunto: Programação por eventos - Aula 4 O "leão manso" chamado switch... Programação por eventos - Aula 4 O "leão manso" chamado switch... EmptyDom Ago 23, 2009 12:55 pm

Aprendendo a programar por eventos
por zecomeia

4ª Aula-O "leão manso" chamado switch


Introdução



Interessante
o título dessa aula, não?Espero que com essa aula quebre esse obstáculo
de muitas pessoas que acham difícil a switch.Então vamos lá pessoal.


Switch


A tradução de switch seria "alavanca", e é uma alavanca bem simples, porque só tem duas posições,
ON ou OFF(Ligado ou Desligado).
Uma
switch trabalhando sozinha não tem sentido, porque vai estar ligado ou
desligando o que?Por isso usamos ela em conjunto com "condições"(fork
condition).Mas por enquanto fiquemos apenas com as switchs.


Estado inicial no RMaker


Todas
as switch se não foram ativadas por você enquanto foi feito seu jogo
ficam naturalmente no estado OFF,na programação com RGSS é diferente,
se não for declarado um valor para a variavel, no caso switch, ela
começa no estado "nil", nulo em português, mas esquecendo RGSS, sendo o
outro estado ON(ativada).
Com isso percebemos que com uma switch temos duas possibilidades/estados que podemos usar, ON/OFF.
Ágora um exemplo na prática:

Programação por eventos - Aula 4 O "leão manso" chamado switch... Aula4img1


foi um exemplo bem simples(alias tudo com switch é simples) do uso de
switch.Podem perceber que foi usada condições(usamos duas, mas o mesmo
evento é possível com uma, veremos na aula de condições).

*OBS:As
frases escritas em verde no editor de eventos são "comentarios", o
comentario é usado para organizar seu evento, então não afetam em nada
do funcionamento do mesmo.



Viram switch é tão fácil que não tem mais o que dizer.
Apenas estudem e leiam o reforço de "lógica"(ele ajudará pra melhor compreensão do uso de switchs, variaveis e condições).



Comentários

Como já foi citado, leia o reforço de "lógica" porque daqui por diante ele ajudará muito na aprendizagem do uso das switchs, variaveis e condições.
Então até lá.

***Comunico
que o reforço de lógica vai demorar um pouco pra sair, pois estou
reformulando a versão antiga que tinha feito(estava ruim, fiz sem
motivação), na verdade já estava quase toda pronta mas a edição estava
feito em um tópico do forum da RMB e o cabação aqui esqueceu de fazer
uma cópia no PC portanto não tenho acesso aquela informação pois a RMB
está fora do ar XD.Peço paciência que em breve o reforço chega.

Link para:

Aulas:
1ª Aula-Apresentação e conhecendo a interface de um evento
2ª Aula-Como o maker interpreta os comandos de seu evento
3ª Aula-Finalmente vamos aos comandos
4ª Aula-O "leão manso" chamado switch
5ª Aula-Cortando “as sete cabeças do bicho” chamado variável

Reforços:
Trabalhando Amplamente as Mensagens
Lógica
Switchs Locais

Extras:
nenhum
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