Bom, vou ensinar nesse tutorial como fazer uma imagem animada a partir de qualquer outra imagem. Vou usar nesse tutorial uma imagem do
Super Mario All-Satars:
com imagens
.gif animadas, o GM automaticamente detecta as subimagens.
Bom crie um novo sprite:
Em vez de usar o Load Sprite abra o Edit Sprite:
Irá abrir uma tela como a baixo. vá em
File >
Create from Strip e selecione a imagem desejada:
Irá abrir uma tela assim:
Explicando:- number of images:Numero de imagens composta da animação
- images per row:Numero de imagens por coluna
- image witdth:Largura do "quadrado"
- image height:Altura do "quadrado"
- horizontal cell offset:Distancia em células do canto esquerdo da imagem
- vertical cell offset:Distancia em células do canto superior da imagem
- horizontal pixel offset:Distancia em pixel do canto esquerdo da imagem
- vertical pixel offset:Distancia em pixel do canto superior da imagem
- horizontal seperation:Separação horizontal entre "quadrados"
- vertical seperation:Separação vertical entre "quadrados"
Vamos fazer o mario (pequeno) andar:
(aqueles que não citar é 0)
deixe assim:
Ao clicar em
OK:
Se clicar em
Show Preview, verá um exemplo de como a animação ficou e ajustando a velocidade pra +/- 9 ela ficará em uma velocidade normal. Você pode fazer isso com qualquer imagem, só precisa ajustar as dimensões e clicando e arrastando com o mouse o "quadrado" o segue.
Bom chegamos ao fim de um tutorial e espero que tenha ajudado. qualquer erro ou duvida postem ae.