Aulas de Mapeamento - Floresta Básica
Olá gente, Sejam muito bem vindos ao 2° Tutorial de mapas do Sasuke.
Este Tutorial é de Autoria de:
Sasuke003Se for para ser postado em outro lugar, me contate primeiramente.Bom gente, hoje, eu, sasuke003, irei mostrar como podemos fazer uma floresta que consiga agradar o jogador na hora que estiver passando por aquele lugar.
Então como decidi fazer um tutorial simples, para que da proxima vez seja mais complexo vamos iniciar com uma Floresta pequena.
Vamos por a mão na massa então?
Vamos ao maker.
Primeiramente, temos que fazer um novo mapa, e definir sua configuração, a sua Largura e também sua altura... Eu vou usar uma configuração de: Largura de 35 por Altura de 30.
Uma floresta simples e pequena.Vou mostrar como ficará as suas medidas:
Foto 01Depois de ter definido este procedimento, vamos ao que enteressa, vamos mapear.
Eu irei usar os Famosos "Tiles do mack". No fim do tópico tem um pack com seus graficos, que é
os que irei usar.
Agora vamos la mesmo, hehehehe:
Primeiro passo.
O Primeiro passo é bem simples, quando vou começar a fazer uma floresta eu sempre preencho todo o mapa com verde, e vou escolher está grama aqui:
Foto 02 Depois de escolher a grama a sua escolha, fique a vontade para escolher, vamos preencher o mapa.
Ele ficará assim:
Foto 03
Nota: Para quem não sabe como preencher um mapa de uma vez, selecione a grama que você quer usar e clique nesta latinha de tinta:
Foto 04
Depois é só clicar no seu mapa que irá preenche-lo.
Continuando....
Depois que passamos a Grama, vamos Utilizar as Árvores do Tile do Mack, que será estas duas para que possamos fazer a floresta:
Foto 05 Bem, agora vamos usalas no maker...Vamos usar primeiramente o Tile das árvores que dão a junção entre elas, que é este aqui:
Foto 06 Agora que sabemos, iremos colocar o Tile sobre as bordas do mapa, ficando assim, veja:
Foto 07 OBS: Sim gente, este tutorial é para explicar o Basico de mapear uma floresta simples.
Agora que contornamos, faremos os detalhes dela, como assim detalhes?
iremos usar este mesmo tile que estavamos usando para contornar a floresta, más agora iremos fazer o caminho da mesma, para que possamos fazer caminhos sem saidas, bem simples, vou mostrar com uma imagem o que quero dizer:
Foto 08 Entenderam mais ou menos oque eu queria dizer?
Se entederam ótimo, se não, tentem visualizar a imagem até entenderem, hehehehe!
Agora, vimos que ainda está feia nossa floresta, então precisanmos deixar ela em ordem...
Mais ai me perguntam:
Tio Sasuke, como posso deixar ela certinha? Ela está toda bagunçada e incabada...
Simples meu caro, usaremos agora á árvore que usamos neste tile, mais agora será a árvore para fazermos o acabamento da floresta, não do mapa. Usarei este Tile agora:
Foto 09 E agora vamos melhorar nossa floresta, e ela irá ficar assim ó (para quem soube usar o Tile corretamente)
Foto 10 Perceberam a diferença da Foto 09 para a 10?
Viram que demos uma boa trabalhada na floresta, definindo agora como ela seria verdadeiramente...
Uffa acho que agora ela está pronta
(lado preguiçoso do Sasuke)Claro que não sasuke, essa floresta ta horrivel, e os detalhes?, água, flores, troncos, este tipo de coisa?
(Lado Trabalhador do Sasuke)Ok Vamos ao Desfexo desta Floresta.
Agora vem onde deixaremos nossa floresta Bonita!
Agora vamos usar mais estes detalhes, vejam nesta foto:
Foto 11 Este tile como podem ver pe o Tile D do meu mapa, do seu pode ser qualquer um, desejando onde quiser colocar o Tile.
Vamos detalhar?
Pense assim, quando eu vejo florestas de jogos de Rpg, elas tem:
- Bastante Grama
- Algumas flores, não excessivamente, mais algumas
- Alguns troncos espalhados
- Pedras
- E até algumas delas com água, um Riozinho.
Tente passar isso para o maker, como fiz neste mapa, veja:
Foto 12 Viu como ficou legal depois que colocamos detalhes no mapa? não deixou com outro ar?
E se perceberem, eu usei eventos nas árvores, e por que?
Por que como eu sobrepuz com a grama algumas elas, tive que colocar eventos das mesmas para dar um ar bom também ao mapa.
Depois disso, você pode colocar um evento de escurecer a tela para dar um ar melhor ainda ao mapa, vai ficar ótimo.
Depois olhe como fica legal no Seu jogo:
Foto 13 Dica: Como o mapa do VX ele ja é bem simétrico, tente diminuir ao maximo isto, sempre tera simetria, mais tente diminui-la.
Outra dica é sempre usar um pouco mais sempre de flores, que dar um Ar legal ao mapa.
Então é isso ai Pessoal, terminamos aqui uma aula de mapeamento basico de floresta, talvez na próxima teremos sobre outro tema de mapas, ou sobre ste mesmo só que
com um nivel mais avançado.
Até gente e até a próxima, Abraços do Tio Sasuke!