Douglanilo
Mestre
Postagens : 959 Data de inscrição : 02/04/2009
| Assunto: Abs Estilo Ragnarök Dom maio 10, 2009 10:20 am | |
| IniciandoAbra o Database de seu jogo ("F8"), crie um evento achamado " Pode Atacar", coloque como paralelo e com a ativação de Switch acionada com o nome (Pode atacar). As Switchs e VariáveisVamos criar agora a base de tudo, as chaves que vão fazer o nosso char atacar! Vamos começar pelas Switchs, abra o menu de Switch e crie todas as chaves abaixo: - Citação :
Monster 1 | Monster 2 | Monster 3 | Monster 4 | Mosnter 5 | Estas chaves são usadas para classificar se o monstro esta vivo ou morto, simples não acha? Agora vamos em variaveis! Crie as chaves abaixo: - Citação :
- •Password: Atacar - A codificação de tecla do ataque.
•Ação do Herói - A ação sendo execultada. •Variavel Aleatória - Define se o Herói vai acertar ou não seu oponente e vice-versa.
HP1 | HP2 | Aqui são denominados os HP's de cada monstro, HP3 |- HP1 é para o monstro 1, e assim por diante. HP4 | HP5 |
Ok pessoal, as criação já foram concretizadas, vamos agora para a codificação!
Abrindo novamente o Database, crie outro evento chamado Renascimento, coloque ele como chamar mesmo. Depois coloque as 5 Switchs criadas (Monster 1, 2, 3, 4, 5) como OFF, e as variaveis (HP1, 2, 3, 4, 5) como "Set 0". (Esse evento serve para fazer os monstros renascerem) Voltemos ao Evento Pode Atacar... Crie um Definir Teclas adicionais e selecione somente a tecla de ação ( ENTER que é igual a 5), deixe para ser acionada ao tocar a tecla, e a variavel como a Password: Atacar. Crie uma IF com a variavel de ativação Password: Atacar e coloque como igaul a 5.(Sem a ELSE case) Dentro da IF coloque a variavel Password: Atacar como "Set 0", coloque um efeito sonoro, recomendo o Arrow1, e agora, caso você tenha um char modificado atacando, coloque-o aqui, caso contrario, não faça a mudança de char. Coloque uma variavel Ação do herói (criada, lembra!) e coloque-a como "Set 1". Dica da hora: caso você tenha sons te um carinha atacando, siga o modelo abaixo que esta de cor azul, caso você não tenha, pule a parte azulColoque a Variavel Aleatoria (criada lembra!) e coloque-a como aleatoria 1 * 3, dê OK e crie uma IF com a excessão ELSE marcada, com a Variavel Aleatória criada e sendo igual a 1. Dentro da IF, coloque um Som do personagem atacando, na ELSE case, crie outra IF, repetindoo feito, porem agora será igual a 2, colocando outro som de ataque, na ELSE case dessa IF, coloque outro som de ataque, simples não acha! OBS.:: Você precisa de uma animação que pareça que seu herói deu uma espadada para algum lado, não precisa aparecer ele atacando na animação, o que precisa é a animação da espada atacando, use a do proprio RTP, mais modifique. Você vai precisar de uma animação para 4 lados, ou seja, Acima, Abaixo, Esquerda, Direita, caso você não tenha, esta ok, basta ignorar as animação de batalha que estaram de vermelho no procedimento a seguir ok. Crie uma IF, mais agora, na segunda pagina, procure a parte de direção, selecione o Herói e coloque como Acima, repita o mesmo procedimento mais 3 vezes, mudando a direção de Acima para(Abaixo, Direita, Esquerda) e desmarque todas as ELSES case. Dentro de cada IF coloque a animação criada, por exemplo, a animação que você colocou para cima, sera na IF de direção acima e assim por diante, devera ficar assim. - Código:
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<>IF - THEN:Herói - (Direção do Herói "Dir, Esq, Aba, Aci") Mostrar animação: (Direção relativa a direção da IF selecionada) Ao final disso tudo (fora das IF's), coloque para esperar 0,2 segundos e mude o char de ataque para i char normal, e a Ação do Herói como "Set 0" (a variavel Ação do Herói lembra!) e o mesmo com a variavel aleatoria, coloque-a como "Set 0". Muito bem povo! Data Base completado, agora vamos definir os monstros, crie um mapa teste e crie um evento chamado MONSTRO 1, desculpem o erro povo, deem ok e voltem la no data Base, va no evento chamado Renascimento, e crie la umas Switchs adicionais com OFF, essas aqui: - Citação :
1 atacado/ataca | 2 atacado/ataca | 3 atacado/ataca | 4 atacado/ataca | 5 atacado/ataca |
Isso serve para fazer certos monstros só te atacarem se forem atacados, como em Ragnarök, caso você queira com que os monstros ataquem do nada, ignore esse passo. Voltando a pagina monstro criada lembra, bom, logo de cara, coloque a imagem de seu inimigo, eu fiz um parecendo um poring! Ficou muito ROX, mais isso não vem ao caso, vamos ao tuto hehehhee, na primeira pagina, deixe como apertar tecla, e ao mesmo nivel do herói, coloque ele para fazer movimento aleatórios. na parte de eventos, coloque o som Arrow1, um movimento que faça com que quando o herói aperte enter perto desse monstro, ele escape: - Código:
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<>Mover evento: Este Evento, inic.a pulo, escapar do herói, escapar do herói, Term.a pulo Coloque em seguida a Switch criada, a "1 atacado/ataca" como ON. Crie uma nova pagina, com a Switch de ativação marcada com a Switch "1 atacado/ataca", nessa pagina, coloque para a ação ser execultada após o Evento tocar o Herói: - Código:
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Ao tocar(Evento,Herói) Coloque para seguir o Herói com a Frequencia de 8, agora na parte de eventos, coloque o efeito sonoro Blow3, coloque um movimento, fazendo com que este evento espere duas vezes, siga o modelo a seguir: - Código:
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<>Mover Evento: Este Evento, Esperar, Esperar <>Receber Dano: Herói4 pontos de dano <>Flash em personagem/Char:Herói, 0,3 <>Mover Evento: Herói, Girar 180, Inic.a pulo, avançar, term.a pulo, Girar 180. <>Mudar char: (O char normal do herói) Crie outra pagina, porem esta terá como ativação a variavel Ação do Herói, como maior ou igual a 1. Faça o que mostra abaixo: - Código:
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<>Efeito sonoro: Absorption1 <>Efeito sonoro: Sword <>Mover Evento: Este Evento, Inic.a pulo, escapar do herói, escapar do herói, esperar, term.a pulo Pegue a variavel HP1, coloque-a na pagina, selecionando , e procure o primeiro Herói na lista, e coloque "Poder de ataque". - Código:
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<>Variavel: [HP1] , (Herói) Ataque <>Flash em personagem/Char: Este Evento, 0,3sg
Lembrando que nessa pagina deve ser " apertar tecla" Crie outra pagina com a variavel HP1. maior ou igual a... (Nessa parte, sera o HP do monstro, ou seja, a vida dele) coloque como uns 20, coloque o tipo de movimento como Ficar parado e, selecionar grafico como girando, a velocidade como 4 vezes. Na parte de Eventos, coloque logo de cara a variavel HP1 como "Set 0", esperar 0,3 segundos, Efeito sonoro como Enemy die, Switch monster 1 ON, mudar EXP, somar 100. mudar qauntia de dinheiro como mais 350. Crie outra pagina, nessa, retire o grafico do monstro, e coloque como Switch de ativação a Monster 1, acabou! E ai povo, isso resumidamente é a batalha de ragnarök, pelo menos em minha opnião. Para adicionar mais monstros é simples! Sabe as outras Switchs monstro e variaveis HP's criadas, pois é, caso seja dois monstros, o segundo deve sempre ter as Switchs e variaveis relacionadas a ele, e mais uma coisa, para o efeito de batalha ficar On é simples, ao sair de uma cidade ou de um lugar, basta colocar depois o teleporte a Switch Pode Atacar como ON, e o inverso para entrar em um lugar sem monstro. Créditos e AgradecimentosHiku - Criador do tutorial Douglanilo - Revisão e Postagem na Ever Grand |
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