Por favor não coloque este tutorial em algum outra comunidade, website, e semelhantes, entre em contato comigo por email (Douglanilo@hotmail.com) ou pelo MSN (Douglanilo@twevergrand.com).IntroduçãoHa, ha, ha! Eu denovo! Vim trazer agora o HM03! O nosso Surf. Podemos
dizer que pode ser idêndico ao sistema de Nado, mas possui suas
características:
- O Surf pode ser usado como Habilidade na luta.
- Precisamos do Surf para "nadar".
Mas antes vamos nos preparar!
Se preparando!- Vá no
Database (F9) na seção
Tilesets.
- Vamos usar o Grassland como cobaia.
- Clicamos na água para ficar como O (bolinha, bola, círculo).
- Procuramos algum quadradinho branco e clicamos até ficar X (xis). (Hum, tente aquele em cima da árvore sem folhas)
- Clicamos OK.
Não entendeu por que isso? Saberá mais para frente.
Agora, faremos o nosso mapa.
Criando o MapaHum, primeiro, faremos as ilhas, e depois colocamos as árvores, e assim vai.
- No Layer 2, pegamos aquele Tile que possuia um X (xis) e colocamos em toda borda na parte da água.
Agora explicando:
Fiz uma divisão entre a terra e o mar, assim sendo o mar passável,
colocamos um bloqueio para impedir isso, e assim, faremos os eventos.
Eventos- Crie um evento na borda (terra).
- Primeiro criemos uma
Condição. do herói se ele aprendeu a habilidade Surf.
- Depois colocamos outra condição dentro dela, é se precionado a tecla C (isto é, o ENTER [ou algum outro])
Ficará assim por enquanto:
<>
Condição : [Ash] ? Adiquirir [Surf] <>
Condição : Pressionar tecla C- Certo, já fizemos as condições, agora continuemos.
- Vamos colocar uma mensagem do estilo pokémon. Por exemplo: O mar parece estar calmo...
- Aí faremos a escolha.
Poderá ser assim:
<>
Condição : [Ash] ? Adiquirir [Surf] <>
Condição : Pressionar tecla C <> Texto : O mar parece estar bem calmo...
<> Texto : Deseja usar o Surf?
<>Escolhas : Sim, Não
- Agora só falta o personagem ir para a água.
- Hum, usemos o
Mover Evento,
Personagem,
Pular.
- Colocaremos a coordenada para o mar. Digamos que a terra fica na
esquerda e o mar na direita. Então pulamos o X +2. Por que não +1?
Lembre-se que temos o bloqueio entre a terra e o mar.
Ficaria assim:
<>
Condição : [Ash] ? Adiquirir [Surf] <>
Condição : Pressionar tecla C <> Texto : O mar parece estar bem calmo...
<> Texto : Deseja usar o Surf?
<>Escolhas : Sim, Não
: Se escolher [Sim]
<>
Mover Evento : Personagem :
:<>Pular: +2,+0Agora criemos o evento para voltar.
- Colocamos no Evento a opção Tocar Herói.
- Criamos a condição se o personagem está a direção que volta (no caso é esquerda.)
- E colocamos que o personagem pule X -2
Ficará assim a página do evento, colocarei a screen para que perceba como que posicionei as coisas. Até circulei em vermelho.
Para quem não entendeu, é altamente recomendável baixar a demo.
Bom, esse sistema não foi como eu desejei, iria fazer de um outro
jeito, mas não deu certo, também aconselho a ter um Anti-lag em seus
projetos.
Até mais!
Tutorial feito por Douglanilo.
É interessante usar o SDK e algum anti-lag.SDK: http://www.twevergrand.com/rpg-maker-xp-f33/sdk-standard-development-kit-23-t28.htmAnti-Lag Near Fantastica: http://www.twevergrand.com/rpg-maker-xp-f33/sistema-anti-lag-near-fantastica-t15.htmAnti-Lag Zeriab: http://www.twevergrand.com/rpg-maker-xp-f33/sistema-anti-lag-zeriab-t22.htm