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Assunto: The King of Fighter X || Qua Ago 04, 2010 3:49 pm
The King of Fighter X ||
Por:Gilmar Livramento
São 15 anos de historia, uma legião de seguidores e diversos altos e baixos. Os fãs ergueram as mãos para o céu com o anúncio deThe king of fighter X||, não por ser apenas mais um capítulo da série, mas pela promessa de revitalizar a franquia: visual 2D com novo design de personagens feitos a mão, animação de alto nível, soberba em efeitos visuais, e uma revisão de sistemas de batalha. O lançamentonos arcades provou o renascimento da série, mas nos videogames fica claro o quão prematuro ele foi. Visualmente é uma recompensa aos olhos, pois são sprites gigantes e cenários detalhados (são apenas seis) e bem animados. O design puxado para o lado do anime é interessante, bem colorido e animado, mas também cheio de extremos que pode não agradar. Alguns personagens foram repensados em suas técnicas de combate, destaque para Iori Yagami, já outros são desproporcionais demais: Ralf e Clark abusaram de anabolizantes, e Joe Higashi passou muita fome. Conceitos de design á parte, a grande injustiça aparece se você jogar em uma TV com tela maior que 17''. Sim a era dos televisores de tela grande e alta definição é injusta. A SNK botou um filtro no jogo para maquiar os sprites estourados que resultou em um visual embaçado.E os ditos belos efeitos de luz não são tão belos assim. São vinte e dois personagens, dentre eles Mature e Elisabeth Blanctorche são exclusivamente do videogame. Caso tenha sentido a falta da Mai Shiranui no elenco, tudo indica que a SNK Playmore planeja incluí-la, junto com outros dois personagens - K' e Shermine - via patch de atualização. Quanto ao sistema de combate, você pode montar um time com três lutadores, mas os combates são travados um contra um. A mecânica de luta está mais aprofundada, valorizando a estratégia e as possibilidades de combinação de ataques e combos. Embora muitos personagens tenham perdido alguns golpes, o balanceamento é bom. Dentre as novidades está o Guard Attack, que permite realizar uma defesa e contra-atacar automaticamente. Há também o choque de golpes de força equivalente que se anulam, e a barra de Critical Counter que, ativada, permite encaixar uma sequência de golpes aleatórios muito similar à barra Custom Combo de Street Fighter Alpha 3. Há muito mais ênfase no esquema de combo, principalmente em manter o oponente suspenso ar com golpe atrás de golpe, algo dedicado aos jogadores mais hardcore que adoram fazer o quase impossível. Em algum momento da década de 1990, ter um jogo igual ao arcade nos videogames era um sonho, mas hoje em dia não faz o menor sentido e KOF X|| é um exemplo disso. Tem apenas dois modos de jogo. Arcade e Practice, não tem chefe final e sua jogatina online é um problemática. Nesta hora é inevitável não lembrar de Street Fighter IV e da quantidade de longa data de KOF podem ( e muitos vão) torcer o nariz, pois a sensação de jogar algo incompleto martela sua mente a todo instante. Se por um lado a SNK Playmore acertou na receita revigorando sistema de batalha e visual, por outro economizou em muitos ingredientes que tornariam a jogatina mais atrativa e dariam ao título maior longevidade.
AVALIAÇÕES
Técnica: Gráficos: Replay:
Controle: Acabamento: Áudio: Dificuldade:
Luta: Cenários:Design dos lutadores: Modos extras: Sistema de combate:NOTA FINAL: 5,5 Variedade de golpes: