IntroduçãoOlá makers! Vim baseado no jogo Pokémon de GBA. Bom, para começar, eu
vim trazer o HM1, para quem não sabe, é Hidden Machine, é uma
habilidade dada aos pokémons para fazerem o ataque fora da batalha.
Como vemos, é o HM01, o Cut. Ele pode cortar árvores e mato/grama/capim.
Como fazerÓtimo, já entendeu o sistema. Agora vou explicar o que eu fiz:
- A arma chamado Machado deve estar equipada para cortar a árvore.
- A habilidade chama CUT deve ser aprendida para cortar o mato/grama/capim.
Certo, primeiro, vamos criar o Machado. Depois a habilidade.
Criando o Machado- Primeiro, vamos ir ao
Database (F9), na seção Armas.
- Abriu? Certo, vai aparecer uma lista das armas que estão contidas no
seu projeto. Lá em baixo da janela terá um botão chamado:
Número Máximo, clique, abrirá outra janela.
- "Douglanilo, o que isso vai fazer?" Agora, terá um número (exemplo: 30), vamos adicionar mais um (ficará 31).
- Aparecerá na lista mais uma arma, mas vai estar em branca! Certo,
agora clique 2 vezes no ícone do machado(se quiser) (sim, ele estará
sem nenhum) e colque o desejado, coloque também o nome. Então vá
preenchendo as coisas e depois dê um OK.
- Fácil!
Mas
note: você também pode usar o machado que você criou antes ou que já
veio no maker. Além de que usar dentro de fora da batalha!Criando a Habilidade- Certo, agora criemos a habilidade. Vamos ir ao
Database (F9), na seção Habilidades.
- Abriu? Certo, vai aparecer uma lista das armas que estão contidas no
seu projeto. Lá em baixo da janela terá um botão chamado:
Número Máximo, clique, abrirá outra janela.
- "Douglanilo, o que isso vai fazer?" Agora, terá um número (exemplo: 30), vamos adicionar mais um (ficará 31).
- Aparecerá na lista mais uma habilidade, mas vai estar em branca!
Certo, agora clique 2 vezes no ícone da habilidade(se quiser) (sim, ele
estará sem nenhum) e colque o desejado, coloque também o nome. Então vá
preenchendo as coisas e depois dê um OK.
- Na DEMO, eu deixei
apenas batalha, você saberá o porquê.
- Note que, você pode usá-lo tanto fora e dentro da batalha!Oba! Agora acabamos de fazer a Arma e a Habilidade, agora vamos entrar nos eventos!
Criando a ÁrvoreCerto, antes de tudo, use este charset de uma árvore, vai te ajudar muito e é essencial para este tutorial.
[img width=333 height=500]
https://2img.net/h/i481.photobucket.com/albums/rr171/Douglanilo/001-Object.png[/img]Ótimo, depois de importar, criemos um evento com o Charset dele.
Agora abra o evento e faça o que eu disser.
- Criemos uma
condição, a condição é do personagem ter equipado o Machado. Ah sim, sem exceção. Ficaria assim:
<>
Condição: [Ash] ? Equipar [Machado]- Agora novamente, dentro da condição criemos outra condição, de pressionar a tecla C. Também sem exceção. Ficaria assim agora:
<>
Condição: [Ash] ? Equipar [Machado]
<>Condição: Pressionar tecla C
Note que você pode armazenar uma tecla específica para isso, no caso eu usei o "Enter".- Agora se quiser, coloque uma
SE para fazer o som do corte. Eu usei a SE 094-Attack06. Na Aba2 lá em baixo. Então ficaria assim:
<>
Condição: [Ash] ? Equipar [Machado]
<>Condição: Pressionar tecla C <>
Reproduzir SE : '094-Attack06', 80, 100- Agora estamos quase acabando! No final, colocaremos a operação de
Switch Local!
Localiza-se na Aba1 na direita. Clique nela, vai aparecer A, deixe
assim e clique OK. "Mas Douglanilo, tem esse ON e OFF!" O On no padrão
estará ligado, não se preocupe. Então depois ficaria assim:
<>
Condição: [Ash] ? Equipar [Machado]
<>Condição: Pressionar tecla C <>
Reproduzir SE : '094-Attack06', 80, 100 <>
Operação de Switch Local : A = ONAh sim, ia me esquecendo, não escrevi o "FIM" e o "FIM" depois, porque irá aparecer mesmo!- Agora para finalizar, criemos outra página. Lá na janela do Evento, terá
Nova Página, clique.
- Apareceu agora o 1 e o 2 alí um pouco mais para baixo deste botão.
Clique no 2. Aparecerá um "evento". No canto esquerdo da janela, terá
Switch Local. Hum, agora clicamos lá e deixamos A.
- Ah sim, ia me esquecendo. No gráfico do evento, colocamos aquele do
tileset do tronco cortado, vai dar mais realismo! (A não ser que queira
acabar com a árvore inteira
)
Uff, acabamos a árvore.
Criando o Mato/Grama/CapimEssa pode ser mais fácil.
- Criemos um evento, nesse evento o gráfico usaremos o do tileset, é uma graminha legal e etc.
- Certo, primeiro criamos uma condição do Ash adiquirir Cut, e sem exeção. Ficaria assim:
<>
Condição: [Ash] ? Adquirir [Cut]- Agora novamente, dentro da condição criemos outra condição, de pressionar a tecla C. Também sem exceção. Ficaria assim agora:
<>
Condição: [Ash] ? Adquirir [Cut]
<>Condição: Pressionar tecla C
Note que você pode armazenar uma tecla específica para isso, no caso eu usei o "Enter".- Agora se quiser, coloque uma
SE para fazer o som do corte. Eu usei a SE 094-Attack06. Na Aba2 lá em baixo. Então ficaria assim:
<>
Condição: [Ash] ? Adquirir [Cut]
<>Condição: Pressionar tecla C <>
Reproduzir SE : '094-Attack06', 80, 100- Agora estamos quase acabando! No final, colocaremos a operação de
Switch Local!
Localiza-se na Aba1 na direita. Clique nela, vai aparecer A, deixe
assim e clique OK. "Mas Douglanilo, tem esse ON e OFF!" O On no padrão
estará ligado, não se preocupe. Então depois ficaria assim:
<>
Condição: [Ash] ? Adquirir [Cut]
<>Condição: Pressionar tecla C <>
Reproduzir SE : '094-Attack06', 80, 100 <>
Operação de Switch Local : A = ONAh sim, ia me esquecendo, não escrevi o "FIM" e o "FIM" depois, porque irá aparecer mesmo!- Agora para finalizar, criemos outra página. Lá na janela do Evento, terá
Nova Página, clique.
- Apareceu agora o 1 e o 2 alí um pouco mais para baixo deste botão.
Clique no 2. Aparecerá um "evento". No canto esquerdo da janela, terá
Switch Local. Hum, agora clicamos lá e deixamos A.
Pronto! Criamos já! Agora teste o seu jogo!
A seguir, a demo para quem acha que ler é difícil.
Tutorial por Douglanilo.
DownloadAté o/