Análise: Alex e o Templo PerdidoPor Douglanilo
Olá todos da
The World of Ever Grand, eu sou Douglanilo e estou fazendo a Análise do jogo criado pelo membro
FlyBoyUnder,
Alex e o Templo Perdido.
Vou começar opinando a História. Bom, de acordo com o texto apresentado pelo membro, o protagonista
Alex foi chamado para fazer parte de um jogo de RPG Maker 2000 (que no caso seria 2003). Bom, essa parte na
minha opinião foi bem original, já que praticamente [a maioria]
empregravam 'Alex' por sem nenhum motivo, a trama se envolve num mundo criado pelo protagonista não-jogável Rei Fly, que diz ser o criador do jogo.
História: <
||||||||||> 9/10
Agora, além dos personagens, será avaliada
juntamente com os NPCs. Primeiramente, não só o porque dos
protagonistas apresentados serem poucos que a 'emoção' do jogo não existe. Há vários NPCs que não necessiariamente precisariam ser protagonistas, pelo fato de não estarem na história 80%, pelo menos. Na minha opinião,
os NPCs salvaram o projeto, não quer dizer que é necessário mais protagonistas, mas que
recomendado é; além de que há alguns
NPCs repetidos, mas isso é comum.
O que me chamou atenção, é que eu pensei que ficaria com o
Alex o tempo todo [sendo ele o personagem principal...] e então me surpreendeu que
pude usar o Alfredo, na tentativa de salvar seu amigo com uma má digestão. E ainda que os dois se encontram [Alex e Alfredo] que compartilham as missões, etc.,
eu sei que isso ficaria na história, mas são personagens.O que não entendi muito bem, é sobre o
vilão Kursed. Eu sei que o jogo é uma versão Beta e tal, mas deveria ter um pequeno resumo da história dele; além dos Martins.
Personagens: <
||||||||||> 7/10
No caso, Imagens será discutido a parte gráfica do jogo (
Filtrando a parte que o RPG Maker 2000/3 têm até 256 cores).
Os tilesets [chipsets] foram
muito bem usados e trabalhados, mesmo sendo alguns ao RTP. Dá para ver o porque chamam o membro FlyBoyUnder como um bom mapeador! Sendo que, algumas partes dos mapas
não foram bem configurados pelo fato de terem alguma passagem alternativa.
Ao também pelo Faceset,
alguns possuem emoções alternadas, e também uns extras, hehe; isso ajuda muito
para que o jogador compreenda o que o protagonista sente [se assim podemos dizer].
Além de que as névoas, panorama e outros também foram bem usados, como em varandas de certas casas, em cavernas, em florestas... e isso embelezou muito.
O que eu achei
estranho, foi as animações, que eles são meios repetidos, só que pelo o que eu vi, quando desaparecem é o mesmo, certo que foi feito um padrão, mas me refiro as cores e frames. Elas são de cores escuras [semelhante a roxo], e
ocupa um bom espaço da tela sendo que é apenas para um evento. Igualmente isso ao curar o grupo,
mas isso não estraga o jogo de forma nenhuma.
Imagens: <
||||||||||> 10/10
(Arredondei de 9.8 para 10)Sistemas... um grande fator para fazer um grande jogo. Analizarei os que estão listados no tópico do jogo.
•Menu de Systems: Como dito,
a versão 1.3 ainda não foi feita.•Sistema de Espionagem: Um sistema bem comum e aqui neste caso só achei
exagerado pelo fato de terem vários guardas, mas como dito na história, que o lugar foi atacado e sofre de ameaças, então dá para ter uma base o porque de tanto guardas.
•Batalhas só começam ao tocar: Sinceramente, o melhor sistema para iniciar batalhas é este, já que podemos escolher em uma fração de segundo se queremos ou não fugir do inimigo correndo pelos lados.
Só que o que eu achei horrível, foram as batalhas aleatórias, principalmente na Torre do Gangue.•Dia e Noite: Aqui no caso, o Dia e Noite
não foi bem colocado, já que
Noite só foi usado uma vez no jogo, na cidade de Garia.
•Batalhas Personalizadas:Essa ri bastante [sobre o Alfredo]; o único problema que vi é que na
primeira janela a opção Fugir está desabilitada e na terceira a opção Fugir está habilitada. O criador do jogo afirma que é uma
controvérsia do próprio RPG Maker. Ah sim, também não esqueci de notar que o criador adotou o
sistema de Batalha Ativa e de Espera.
•Sistema de ABS por "Tiros": Sendo que isso ocorreu apenas uma vez, foi bem 'divertido' e emocionante, e não sei se foi um BUG ou não, que em vez da cabeça, foram imagens do RPG Maker, mas acho que isso foi proposital.
O sistema é bem simples, sem nenhuma HUD ou algo que complemente o sistema.
•Mini-Games: Além do ABS [que posso chamar de Mini-Game, já que só ocorreu uma vez],
não vi mais nenhum... a não ser que podemos chamar de quests, como dos Martins.
Sistemas: <
||||||||||> 6/10
Um outro ótimo fator para deixar um jogo ainda melhor é escolher boas músicas. Bom, é claro que gosto não se discute, mas
na maioria [praticamente uns 98%], o som dela é perfeita. Principalmente na introdução e o prólogo, foi bem usado. Além de que a famosa
Banda do Zé fez muito sucesso no jogo, ainda que eles tocam
músicas meio conhecidas pelo pessoal.
Trilha Sonora: <
||||||||||> 10/10
Em si, o melhor jogo de comédia que eu já joguei. Só não achei muito 'legal' o uso de palavrões, mas tudo bem, um jogo de comédia é assim mesmo.
Ah sim, faltou uma coisa especial que vi foi a participação da Banda do Zé. Foi um ótimo aspecto para deixar o jogo mais emocionante.
Resultado Final: <
||||||||||> 8/10
Fonte de Imagens: FlyBoyUnder
Texto de Análise: Douglanilo
Hospedagem do Tópico: The World of Ever Grand
Aqui, o Fly me mostrou um novo Logotipo:
Até o/