O que são estas aulas?
São dicas úteis que podem ajudar quem está começando no Game Maker (GM) agora.
Quem já tem instalado é necessário deixar o modo
Advanced ativo então vamos ativalo.
Siga os passos da imagem abaixo:
Se estiver marcado deixe, mas se não marque. Não é necessário o modo adivance estar desativado mesmo para os iniciantes, ele desativado impede funções úteis que não irão atrapalhar.
O GM é formado por três áreas principais, olhe a imagem a baixo.
1 = data base,
2 = área de trabalho,
3 = funções e criações rápidas.
1º Data Base.Lugar onde ficaram todos os itens e você usar em seu jogo, imagens, sons, Backgrounds, scrpts, objects, etc.
2º área de trabalho.É o lugar onde que você ira editar todos os seus itens que você ira ter em seu jogo dês das imagens até os objects.
3º funções e criações rápidas.Novo projeto
Abrir projeto
Salvar projeto
Criador de executor automático para o jogo.
Publique seu jogo (colocar seu jogo na internet, no site da yoyogames)
Play ou teste.
Play ou teste monitorado onde que você consegue ter acesso a um formulário onde se encontra as variáveis de seu jogo tanto as globais quanto as de objects.
Agora começa todos os criadores de seu GM. Criadores? Sim, esses botões criam todos os itens de deu projeto.
Criador de sprites.
Criador de sons.
Criador Backgrounds.
Criador de paths.
Criador scrpts.
Criador de fontes.
Criador de linhas do tempo.
Criador objects.
Criador de roons.
Configuração do jogo.
Criador de informações para seu jogo. (para quando você aperta F2)
Configurações globais para seu jogo desde área que ele ocupara na tela até o ícone que ele vai ter quando pronto.
Adicionar mais libs. (explicarei mais a frente)
Ajuda do game maker.
Também é possível criar seus itens de outro jeito:
Clicando em cima das pastas no database com o segundo botão (botão direito) e em cima do creator correspondente.
Proxima aula,
iniciando um jogo plataforma. até lá.