TAXD
Novato
Postagens : 38 Data de inscrição : 22/08/2009 Localização : Bragança Paulista Emprego/lazer : Desocupado Mensagem Pessoal : Não Raramente
| Assunto: Personalizando Personagens no Roteiro - O Retorno das 9 tendências ^^ Sáb Ago 22, 2009 9:26 pm | |
| Esse Tutorial é uma versão melhorada de um antigo que eu criei. O antigo pode ser visto nesse link: http://acavernadodragao.forumotion.com/roteiro-maker-f26/tutorial-dando-personalidade-a-heryis-e-vilyees-t81.htmExplicando as personalidades:A Ordem e o CaosLeal ou Ordeiro: Os leais acreditam que a vida segue um padrão. Ou seja, seguir determinadas regras. Podem ser as regras da sociedade, regras de convivência familiar ou regras que a pessoa colocou para si mesma durante sua vida. Uma pessoa Leal é honrada e jamais desviará do seu código e jeito por nada nem ninguém. Jamais trairá os seus preceitos. Colocou uma coisa na cabeça ela vai e faz. Caótico: Os caóticos acreditam que a vida segue o acaso. Ou seja, seguir regras é perca de tempo. Viver a vida de acordo com o que acontece, é a forma natural de agir e reagir. Uma pessoa caótica é meio egoísta as vezes (e esperam isso dos demais também) priorizando sempre a sim mesmo mais do que o grupo. Não se preocupa em mentir, “zoar” alguém ou ficar sozinho. Colocou uma coisa na cabeça, pode mudar de idéia na última hora. Neutro: Os Neutros acreditam que a vida segue um padrão não obrigatório. Ou seja, seguir determinadas regras é bom, quebrá-las as vezes, não é errado. Se preocupam com o grupo, mas com elas mesmas em primeiro lugar, esperam a mesma atitude dos outros. Uma pessoa Neutra segue aquilo em que acredita e toma decisões que as vezes nem pensa pra executar. O Bem e o MalBem: Pessoas de alinhamento Bom, sempre tem a tendência a serem heróis, justiceiros, altruístas, e seguidores de deuses. Não gostam de ver maldade, se sacrificam pelos alheios, não toleram desigualdade ou abuso de poder. Agem como a maioria das pessoas considera como correto. Mal: Pessoas de alinhamento Mal, sempre tem a tendência a serem anti-heróis, vilões, destruidores e dominadores. Não gostam de ver misericórdia com inimigos, não ligam pros alheios, exceto se isso trouxer alguma recompensa, querem sempre riqueza ou poder próprio e não acham errado quaisquer meios para isso. Agem como a maioria das pessoas considera como errado. Nem sempre uma personalidade má é o vilão, pode apenas ser um protagonista egoísta ou com uma visão própria da vida. Neutro: Pessoas de alinhamento Neutro, sempre tem a tendência a serem covardes, auxiliares, solitários e até ateus. Não gostam de ver maldade, mas nem sempre se envolvem pra salvar alguém. Não ligam pra opinião de ninguém, possuem seu próprio conceito de Bem e Mal. Cruzando Essas Tendências Temos Nove Personalidades Básicas:Leal e Bom (Altruísta): Geralmente é o paladino, faz o bem sem ver a quem Leal e Neutro (Juíz): Geralmente é a Amazona, faz o que acredita ser correto, julgando cada situação antes de se envolver ou tomar decisões, tem seu próprio estatuto de conduta. Leal e Mal (Dominador): Geralmente é o Algoz, faz o que lhe da retorno, seja financeiro ou outra coisa de seu interesse, raramente coloca a “mão na massa”, prefere enganar ou manipular outros pra não correr riscos. Neutro e Bom (Benfeitor): Geralmente é o Guerreiro, faz o bem eventualmente e segue o que acredita. Neutro (Indeciso): Geralmente é o Cavaleiro, pode ser aquele que serve o rei, a si mesmo, pode buscar glória, fama ou apenas justiça, é literalmente imprevisível. Neutro e Mal (Malfeitor): Geralmente é o vilão clássico, faz o que da na telha pra ter o que quer sem ligar pros métodos. Caótico e Bom (Rebelde): Geralmente é o ladino, não é mal, mas vive quebrando regras, sua vida é sua maior relíquia, só deixa tesouros por ela, não se arrisca e não teme fugir ou abandonar os amigos se necessário. Mas também pode vir a se arriscar por eles. Caótico e Neutro (Espírito Livre): Geralmente é o vilão que ajuda o herói, o arqui inimigo que perdeu ou empatou e agora ajuda por seus objetivos. Ou ajuda por ter o mesmo inimigo, mas ainda quer derrotar o principal. Raramente se envolve em grupo, e quando o faz, está sempre isolado e/ou quieto. Caótico e Mal (Destruidor): Geralmente é o bárbaro, esse é aquele que não ta nem ai pra nada, da porrada em qualquer um que o ofender, seja aliado ou inimigo. Geralmente é pavio curto. Como dou vida ao meu protagonista? - Spoiler:
O protagonista principal, é aquele que se envolve com o principal objetivo da trama do jogo. Seja derrotar o vilão, impedir algo ruim, descobrir seu passado, resgatar algo ou alguém, realizar uma missão, etc.
Altruistas, Juizes e Benfeitores são excelentes para esse papel. Eles sempre vão ajudar os demais por onde passarem desviando o objetivo principal para isso. Sempre conquistam aliados e o respeito de muitos, facilmente são enganados por terem boa intenção, são os mais sentimentais, corajosos e determinados.
É claro que vários jogos possuem protagonistas que não são heróis, e sim vilões ou rebeldes. Alguns em jogos de comédias são estúpidos (propositalmente). Neutros, Malfeitores e Destruidores são excelentes para esse papel. Eles sempre vão se meter em encrenca por onde passarem gerando aleatoriedade ao jogo e até algumas risadas. Sempre tentarão se dar bem, manipulando os outros ou simplesmente pegando o tesouro e fugindo da briga, são os mais relaxados, coverdades e egoístas (nesse caso).
Como dou vida ao meu antagonista? - Spoiler:
O antagonista principal, é o causador direto ou indireto do principal objetivo da trama do jogo. Seja ele um ditador, servo de uma entidade maligna, assassino do pai do protagonista, possuidor do item extra-poderoso que o permite dominar uma região ou mundo, inimigo declarado do rei, etc.
Dominadores, Malfeitores e Destruidores são excelentes para esse papel: Os dominadores são o tipo de vilão que recrutam mais 10 de nível considerável e os espalha pelo mundo a fora a cumprir seus objetivos e caçar os protagonistas. Se bem trabalhado ele pode ser um politico influente (como o conselheiro do rei), ou um estrategista e manipulador de dar gosto e desfio a quem joga. Criar um vilão desses exige muita criatividade e uma boa dose de leitura, filmes e animes, além de outros jogos para abrir a imaginação.
Os malfeitores são os clássicos servidores de entidades invocadas que geralmente tomam o controle matando o malfeitor ou banindo ele. Dão excelentes vilões pra tramas objetivas que visam um roteiro retilínio com desvios de objetivo para o jogador.
Os Destruidores são legais pra aventuras onde poderes e itens definem o mais forte. Dependendo da abordagem, isso se torna belo de uma forma não previsivel. Pois vencer o vilão que destruiu uma cidade ou reino, seja com poder ou com seu exército, sempre da aquela sensação de dever cumprido. E incentiva o jogador a achar de qualquer jeito aquela arma lendária e a upar até liberar o seu último trunfo de poder.
Como dou vida aos aliados? - Spoiler:
Os aliados, são aqueles que se unem a causa do protagonista ou são auxiliados pelo mesmo, logo, trilham o mesmo caminho para solucionar ambos os problemas.
Altruistas, Juízes, Benfeitores, Indecisos, Rebeldes e Espíritos Livres são excelentes para esse papel: Altruístas: Esse é aquele herói que está passando sufoco pra derrotar alguem ou atingir um objetivo e encontra no time do protagonista, um foça extra para cumprir seu papel. Ou um objetivo válido para lutar por algo ou alguém. Geralmente se torna o melhor amigo do protagonista, as vezes até se sacrificando pelo time (morrendo mesmo).
Juiz: É aquele que se une a causa do protagonista em troca de ter sua causa também solucionada. Não fará nada além do combinado e irá pra casa depois que tudo acabar, prometendo uma aliança futura se necessário e esperando o mesmo do protagonista.
Benfeitor: Geralmente é aquele que foi obrigado a se unir a causa, por ser soldado, pela vila estar pedindo ajuda, etc. Ele pretende apenas cumprir o bem do local onde está envolvido e nisso acaba ajudando mais do que (segundo ele) deveria.
Indecisos: Esses podem ser muito bem usados como o herói que está ali por coincidência ou interesse. Aquele que quer mais poder, ou que estava no caminho e viu que era melhor ficar do lado que ia vencer.
Rebeldes: Esses são os geralmente engraçados, que querem se dar bem. Sempre reclamam quando o protagonista desvia do objetivo principal, sempre exige uma recompensa, sempre foge quando o bixo pega, é um excelente auxiliar pro time, mas não dependa muito dele nem exija dele que se sacrifique, ou ele perderá sua personalidade.
Espirito Livre: É aquele que vai na mesma direção do protagonista, mas trilha outro caminho. Eventualmente é mais rival que aliado, sempre medindo forças com o protagonista, aparece pra ajudar nas horas críticas e nunca está perto nas horas cotidianas. É sempre um grande trunfo ter um desses em sua história, se for bem trabalhado, pode se tornar um personagem inesquecível. Geralmente ele é um que foi derrotado pelo protagonista ou empatou com ele antes de começar a ajudá-lo.
Como dou vida aos inimigos? - Spoiler:
Os inimigos, são aqueles que se unem a causa do antagonista, ou por qualquer motivo, ficam no caimnho do protagonista. Desde ferramentas a amigos leais do antagonista, a monstros irracionais com fome.
Dominadores, Indecisos, Malfeitores, Espíritos Livres e Destruidores são excelentes para esse papel: Dominadores: Um desses geralmente é o braço direito do antagonista. Aquele que venera e admira, ou mantém uma forte amizade pelo antagonista. Não se importa em sujar as mãos para atingir o objetivo do antagonista. É sempre inteligente e hábil (ou poderoso). Dá dificuldade pro time antes do vilão final.
Indecisos: Geralmente são os vilões que te levam pra fora do objetivo, aqueles que fizeram algo que não deviam e agora você tem que consertar a burrada antes de prosseguir, seja pra conseguir algo ou pra cumprir a tarefa de uma aliado.
Malfeitor: Geralmente é líder de um exército que está no seu caminho ou a comando do antagonista. Ele é direto e simples, te ataca na primeira oportunidade, vindo até você, raramente você terá que ir até ele.
Espirito Livre: É aquele que vai na mesma direção do antagonista ou contra o protagonista, mas trilha seu próprio caminho. Muitas vezes se une ao antagonista e quando pode, o trai para proveito próprio, aparece pra atrapalhar nas horas críticas quando tudo já está ruim pro herói. É sempre um grande trunfo ter um desses em sua história, se for bem trabalhado, pode se tornar um personagem inesquecível.
Bem, por hora é isso, espero que gostem. Abraço do TAXD |
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