Drizz
RPG Maker
Postagens : 5 Data de inscrição : 15/05/2009
| Assunto: [Aula 1]Começando no Game Maker Sáb maio 16, 2009 9:20 am | |
| Tutorial 100% feito por mim. Olá, nestas aulas irei ensinar a fazer jogos no Game Maker Começando Sprites: São as imagens do jogo, animações e outros Sounds: São os sons e musicas do jogo Backgrounds: São as imagens usadas para colocar no fundo do cenário dos jogos Paths: Paths são usados para criar inteligencia artificial, não iremos utilizar por enquanto scripts: São os códigos do jogo Fonts: São as letras do jogo, bom para utilizar quando quer exibir um valor na tela Time Lines: São as linhas do tempo do jogo, bom para usar em jogos estilo River Raid (irei ensinar a criar um jogo assim em breve) Objects: É o mais importante do jogo, é aqui que você cria praticamente tudo: Jogador, inimigos e etc. Rooms: Rooms são as salas do jogo, como os mapas do RPG Maker. Bem, vamos começar a criar o jogo? Estas são as imagens utilizadas na aula. Sprites: Background: *Salve estas imagens em algum lugar de seu computadorAgora ja temos as imagens, então mãos a obra! Primeiramente, aperte com o botão esquerdo do mouse em cima da pasta Sprites, e clique em "Create Sprite". Abrirá uma janela, clique em "Load Sprite" e selecione a sprite do Smile vermelho. Nomeio de "Spr_packman" e clique em center. Deverá ficar assim: Faça a mesma coisa com a outra imagem, mas nomeia de "Spr_wall". Agora clique com o da direita em Background, "Load Background" e selecione a imagem que coloquei no tópico. Coloque o nome de Background. Pronto, ja colocamos as imagens no jogo, mas e agora?Simples, iremos criar os objetos. Clique com o da direita em cima da pasta "Objects" e coloque "Create Object". Coloque o nome do objeto como "obj_packman". Agora, onde diz " " tem um pequeno simbolo do lado, clique nele e selecione o "spr_packman";
Pronto, agora ja colocamos qual é a imagem do objeto. Mas e agora?
Vamos programar o nosso evento:
Na janela do evento, clique em Add Event, e coloque "Create". { O evento create, é executado quando o objeto é criado na tela }
Mas não é apenas isso.
Esta outra área branca, é aonde ficam as ações do evento. E pode perceber que do lado desta área branca á várias abas, ali são as ações do evento.
Então vá até a aba "Move" e arraste a primeira ação da aba. E programe assim:
Apenas clique em todas as setinhas, menos no quadrado do meio.
Esta ação que programamos, está dizendo que quando o objeto for criado ele irá começar um movimento aleatório com velocidade 4
Agora, clique novamente em "Add Event" e clique em "Mouse" abrirá uma janelinha de selção, clique em "Left Button"
{ Este evento, diz que toda vez que o objeto for clicado com o botão esquerdo do mouse, aquelas ações serão executadas }
Agora, vá na aba "Score" e arraste a primeira ação que tem ali No "New Score" coloque 25, e marque a opção relative no final, e aceite. { Esta ação irá aumentar o score em 25, mas o score iremos adicionar depois. }
Agora vá até a aba "Move":
Arraste a ação marcada na imagem:
E programe assim:
Agora aperte em OK no objeto. Agora crie um novo objeto, coloque o nome de "obj_wall" e coloque como imagem o "spr_wall". Aperte em OK, este objeto não levará nenhum comando.
Agora, crie um novo objeto, nomei-o de "obj_controle" { Este será o objeto que irá incerir o score, ele não levará Sprite }
Adicione um evento "Create" neste objeto. Vá até a aba Score e arraste a primeira Ação, deixe exatamente como está.
Agora volte ao "obj_packman", e clique em "Add Event" coloque "Colision" e selecione "obj_wall" { Este evento será executado quando o "obj_packman" colidir com o "obj_wall" }
Arraste esta ação
Programe ele assim:
Perfeito, todos os nosso objetos estão criados, basta fazer a room.
Então vamos fazer a room:
Clique com o botão da direita em cima da pasta room e coloque "Create Room". Irá abrir a janela da sua room.
Clique na aba "Background":
E clique neste icone indicado:
Selecione o "background". Pronto, já selecionamos o fundo, mas agora devemos colocar os objetos na tela. Então vá na aba objects da room, clique no icone indicado.
E selecione o "obj_wall" e coloque nas extremidades da room, para colocar, basta clicar no local onde quer colocar. Deve ficar assim:
Pronto, agora basta colocar o Packman e o objeto controle na tela e o seu "jogo" estará pronto.
Final
Este é um jogo bem simples, é apenas para mostrar algumas funções do Game Maker, até a próxima. |
|
Douglanilo
Mestre
Postagens : 959 Data de inscrição : 02/04/2009
| Assunto: Re: [Aula 1]Começando no Game Maker Sáb maio 16, 2009 2:36 pm | |
| Tutorial fantástico. Além de ser feito por você, ficou MUITO explicado, - Spoiler:
e PACMAN rulez XD. Muito bom, continue assim |
|