Douglanilo
Mestre
Postagens : 959 Data de inscrição : 02/04/2009
| Assunto: [Windows 2000]Os Segredos do Windows 2000 - Parte VII Qui Abr 16, 2009 9:15 pm | |
| O ajuste de performance de servidores com Windows 2000 é altamente necessário, quando se trata de oferecer alta disponibilidade e performance aos acessos dos usuários na rede. O Windows 2000 tornou-se muito mais exigente no que se refere a pré-requisitos de hardware, e ajustar da melhor forma possível é essencial. No Windows NT 4.0 não havia um pré-requisito alto de hardware, mas devido à quantidade de novos recursos inseridos no Windows 2000, a mesma configuração utilizada para o Windows NT 4.0 é, em muitos casos, insuficiente. Nesta matéria, estaremos analisando como fazer os ajustes, os motivos, e enfocar não apenas do lado do Sistema Operacional, mas também alguns ajustes de hardware nos mesmos.
Ajuste de Hardware
A recomendação inicial é de sempre utilizar servidores de fabricantes conhecidos (Compaq, HP, IBM, Dell, etc). Antigamente, o fator que impedia sua compra era o alto custo, e necessidade sempre de se utilizar somente peças do fabricante. Entretanto, hoje em dia isso já não é um grande problema. Todos esses, e outros fabricantes de servidores, possuem linhas específicas de servidores, e essas máquinas possuem barramento interno bem dimensionado, sistema de ventilação com ótima capacidade, e excelente qualidade dos componentes utilizados. Existe também o lado do suporte a essas máquinas, em que é possível detectar falhas de hardware antes mesmo de acontecerem. Somando tudo isso e fazendo seu abatimento ao longo de tempo de uso, seu custo é muito menor que de uma máquina montada. Infelizmente poucos enxergam desta forma, e não analisam a redução de custo ao longo do tempo de uso da máquina. Caso não haja outra alternativa, existem alguns fabricantes que desenvolvem ótimas motherboards, dentre eles se destacam a ASUS, SUPERMICRO, ABIT, etc.
Uma das formas de se otimizar o acesso via rede é uma técnica chamada Teaming. Este método consegue oferecer uma largura de banda acima do normal. Para poder funcionar, é necessário que as placas de rede suportem este recurso, fazendo com que, por exemplo, o sistema operacional enxergue uma placa de rede em vez de quatro adaptadores. Além disso, é necessário utilizar um Switch para que o mesmo faça o remapeamento de MAC Address dos quatro adaptadores para um único. Neste exemplo, com quatro placas de rede 100Mbits, é possível obter praticamente 400Mbits de transmissão de dados. Outra alternativa, mas bem mais cara, é utilizar placas de rede Gigabit Ethernet (1000Mbps). Um cuidado ao se utilizar essas placas é verificar se o barramento da Motherboard suporta tal tecnologia.
Para otimizar o acesso ao disco físico, é indispensável o uso de HDs SCSI. Atualmente já está disponível o padrão SCSI Ultra-160, oferecendo alta performance de dados. Entretanto deve-se verificar quantas RPM e quanta memória cache interna possui o HD. No caso de HDs IDE, é possível comprar discos de alta capacidade por um custo bem mais baixo. Mas o que acaba diferenciando o preço é a velocidade (em media existem HDs de 5.400, 7.200 até 10.000 Rpms) e cache interno de disco (variando entre 256 KB a 2 Mbytes).
Memória. Quanto mais, melhor. É claro que deve ser feito um balanceamento da quantidade necessária, de acordo com a aplicação instalada no servidor. A recomendação é sempre utilizar memórias do tipo ECC, para maior segurança.
Ajuste de Sistema Operacional
As recomendações de ajuste aqui referem-se mais para Domain Controllers, executando o Active Directory. Como a carga deste serviço exige muito mais da máquina, aqui vão alguns ajustes a serem feitos. O ajuste de processador e memória podem variar de acordo com a utilização da máquina. O mais importante no dimensionamento da máquina é calcular sua utilização em um ano. Para dimensionar um processador, é necessario avaliar quantas aplicações e serviços estarão executando nesse servidor. Quanto à quantidade de memória, o mínimo aceitável para se trabalhar seria 256 MB, podendo crescer de acordo com a quantidade de serviços e aplicações executando neste servidor. Destes 256 MB, praticamente 128 são utilizados pelo sistema operacional e pelo Active Directory, restando 128 MB para aplicações e serviços.Quanto à parte de Networking, é recomendável sempre trabalhar com adaptadores a 100 Mbit e, se houverem mais servidores, estes devem estar conectados em um switch. Desse switch deve haver conexão para os hubs, que irão conectar as estações de trabalho. No caso de trabalhar com mais de um protocolo, deve-se tomar muito cuidado. O último protocolo instalado sempre fica como prioritário em relação ao primeiro. Significa que, se você já possuía o protocolo TCP/IP instalado, e colocou depois o protocolo NetBEUI , este último assume a prioridade de pacotes na máquina, gerando alguns problemas de lentidão e acesso. O mesmo acontece com os adaptadores de rede instalados por último. Para poder alterar esta ordem use o Start / Settings / Network and Dial-Up Settings. Depois clique em Advanced / Advanced Settings.
Discos. Esta parte é a mais difícil de se fazer o ajuste em um Domain Controller. Qual a melhor forma de ajustar os discos para oferecer performance e segurança? Antes de responder esta dúvida, é necessário identificar quais são os pontos de gargalo de disco em um Domain Controller. Estes pontos devem estar preferencialmente em discos separados, para melhor performance.
Diretório do Sistema Operacional. Em geral costuma ser a pasta \WINNT. Para poder oferecer segurança e performance, deve estar num Raid-1 (Mirror).
Arquivo de Paginação. O Windows 2000 utiliza um arquivo chamado pagefile.sys quando não possui memória RAM suficiente para poder trabalhar com a aplicação ou serviço. Significa que se a máquina tiver pouca memória RAM, o sistema operacional irá utilizar o arquivo de paginação para emular memória RAM. É uma forma de detectar quantidade de memória RAM insuficiente.
Database do Active Directory. Durante o processo de promoção de uma máquina de Member Server para Domain Controller, será solicitado pelo programa de setup um diretório para armazenar o database do Active Directory. Em geral esta pasta costuma ser o diretório WINNT\NTDS . É recomendado que esteja em um disco separado. Caso já tenha feito a instalação do Domain Controller utilizando o diretório padrão, é possível mudar a localização do mesmo posteriormente, sem necessidade de reinstalação, usando o NTDSUTIL.
Logs. O Active Directory utiliza a implementação do ESE (Extensible Storage Engine) do Exchange Server para gerenciar o Active Directory. O processo de alteração no Active Directory é feito inicialmente em um arquivo de log para, depois, gravar diretamente na base de dados. O diretório de logs aparece também durante o processo de promoção do Domain Controller. Devido às transações feitas no log, este acaba sendo um dos maiores pontos de gargalo. É recomendado que o mesmo esteja em um RAID em discos separados, para oferecer segurança e performance. Assim como o Database, é possível alterar sua localização posteriormente, usando o NTDSUTIL.
Sysvol. O Sysvol é um diretório criado em todo Domain Controller, e que contêm policies e scripts. Como os clients Windows 2000 utilizam esta pasta para baixarem Group Policies, é recomendado discos separados. Entretanto, esta pasta só pode ser alterada durante o processo de promoção do Member Server para Domain Controller, obrigando a demoção do mesmo para somente depois mudar a localização.
Aplicações e Dados. O diretório de dados e aplicações devem estar localizados em discos diferentes e em RAID, para aumentar a performance e segurança dos dados.
Um bom procedimento para aumentar a performance, e até mesmo evitar futuros problemas com dados corrompidos, é realizar a desfragmentação dos arquivos a cada dois meses, e fazer a compactação e desfragmentação da base de dados do Active Directory . Tais procedimentos colaboram em uma melhor realocação de dados no disco físico. Outro procedimento é desabilitar Screen Savers no servidor, especialmente os que utilizam o OpenGL, que é uma biblioteca gráfica de modelagem 3D. Como muitas placas de vídeo dos servidores não utilizam tal recurso, elas acabam emulando via software, consumindo carga do processador. Outro ponto de performance é desabilitar serviços desnecessários em um Domain Controller. Por Default o serviço de IIS é instalado na máquina. Caso não esteja utilizando o servidor para Web services, remova o mesmo. Outro exemplo é o DFS. Se o mesmo não estiver sendo utilizado na máquina, convêm deixar desabilitado o serviço.
Anteriormente, recomendei sempre utilizar servidores de fabricantes conhecidos. Caso esteja utilizando os mesmos, convêm sempre fazer a instalação da máquina através dos CDs de instalação que os acompanham. A instalação feita por eles utiliza drivers apropriados para a estabilidade e performance dos mesmos. O ganho acaba sendo grande ao utilizar o driver do fabricante. Deixar aplicado sempre os últimos drivers garante performance e estabilidade. Autor original: Fabio Hara Direitos Autorais: Fabio HaraFabio Hara é MVP de Windows Server, MCSE e MCT e trabalha como consultor de redes e instrutor na Brás e Figueiredo. Atualmente ministra palestras mensais na Microsoft sobre os recursos do Windows 2000 e em projetos de migração de Windows NT 4.0 para Windows 2000. |
|
Raygodness
Veterano
Postagens : 404 Data de inscrição : 04/04/2009 Localização : bragança paulista - SP Emprego/lazer : computadores Mensagem Pessoal : O que vem por trás, não é mole.
| Assunto: Re: [Windows 2000]Os Segredos do Windows 2000 - Parte VII Sex Abr 17, 2009 2:39 pm | |
| pipokinhaaaaaaaaa... cabo! |
|
Douglanilo
Mestre
Postagens : 959 Data de inscrição : 02/04/2009
| Assunto: Re: [Windows 2000]Os Segredos do Windows 2000 - Parte VII Sex Abr 17, 2009 7:48 pm | |
| - Raygodness escreveu:
- pipokinhaaaaaaaaa... cabo!
Para quê comer pipoca? T.T Isso é quase um flood, lol. (ou totalmente) Só espero que os segredos não sejam mais e que sejam divulgados para todos entenderem tudo sobre o Windows que marcou uma parte da história. |
|
Raygodness
Veterano
Postagens : 404 Data de inscrição : 04/04/2009 Localização : bragança paulista - SP Emprego/lazer : computadores Mensagem Pessoal : O que vem por trás, não é mole.
| Assunto: Re: [Windows 2000]Os Segredos do Windows 2000 - Parte VII Sáb Abr 18, 2009 1:32 pm | |
| cabo a pipoka, compra mais pa mim? @topic gostei, realmente sao muitos segredos... |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: [Windows 2000]Os Segredos do Windows 2000 - Parte VII | |
| |
|