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HM01 - Cut - Habilidade e Item

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Douglanilo
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HM01 - Cut - Habilidade e Item 11101010

HM01 - Cut - Habilidade e Item Vide http://www.twevergrand.com
MensagemAssunto: HM01 - Cut - Habilidade e Item HM01 - Cut - Habilidade e Item EmptyDom Abr 05, 2009 11:12 am

HM01 - Cut - Habilidade e Item Somerights20
Tutoriais HMs by Douglanilo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://twevergrand.com/.
Por favor não coloque este tutorial em algum outra comunidade, website, e semelhantes, entre em contato comigo por email (Douglanilo@hotmail.com) ou pelo MSN (Douglanilo@twevergrand.com).


Introdução
Olá makers! Vim baseado no jogo Pokémon de GBA. Bom, para começar, eu
vim trazer o HM1, para quem não sabe, é Hidden Machine, é uma
habilidade dada aos pokémons para fazerem o ataque fora da batalha.
Como vemos, é o HM01, o Cut. Ele pode cortar árvores e mato/grama/capim.

Como fazer
Ótimo, já entendeu o sistema. Agora vou explicar o que eu fiz:
- A arma chamado Machado deve estar equipada para cortar a árvore.
- A habilidade chama CUT deve ser aprendida para cortar o mato/grama/capim.

Certo, primeiro, vamos criar o Machado. Depois a habilidade.

Criando o Machado
- Primeiro, vamos ir ao Database (F9), na seção Armas.
- Abriu? Certo, vai aparecer uma lista das armas que estão contidas no
seu projeto. Lá em baixo da janela terá um botão chamado: Número Máximo, clique, abrirá outra janela.
- "Douglanilo, o que isso vai fazer?" Agora, terá um número (exemplo: 30), vamos adicionar mais um (ficará 31).
- Aparecerá na lista mais uma arma, mas vai estar em branca! Certo,
agora clique 2 vezes no ícone do machado(se quiser) (sim, ele estará
sem nenhum) e colque o desejado, coloque também o nome. Então vá
preenchendo as coisas e depois dê um OK.
- Fácil! Mas
note: você também pode usar o machado que você criou antes ou que já
veio no maker. Além de que usar dentro de fora da batalha!


Criando a Habilidade
- Certo, agora criemos a habilidade. Vamos ir ao Database (F9), na seção Habilidades.
- Abriu? Certo, vai aparecer uma lista das armas que estão contidas no
seu projeto. Lá em baixo da janela terá um botão chamado: Número Máximo, clique, abrirá outra janela.
- "Douglanilo, o que isso vai fazer?" Agora, terá um número (exemplo: 30), vamos adicionar mais um (ficará 31).
- Aparecerá na lista mais uma habilidade, mas vai estar em branca!
Certo, agora clique 2 vezes no ícone da habilidade(se quiser) (sim, ele
estará sem nenhum) e colque o desejado, coloque também o nome. Então vá
preenchendo as coisas e depois dê um OK.
- Na DEMO, eu deixei apenas batalha, você saberá o porquê.
- Note que, você pode usá-lo tanto fora e dentro da batalha!

Oba! Agora acabamos de fazer a Arma e a Habilidade, agora vamos entrar nos eventos!

Criando a Árvore
Certo, antes de tudo, use este charset de uma árvore, vai te ajudar muito e é essencial para este tutorial.
[img width=333 height=500]https://2img.net/h/i481.photobucket.com/albums/rr171/Douglanilo/001-Object.png[/img]
Ótimo, depois de importar, criemos um evento com o Charset dele.
Agora abra o evento e faça o que eu disser.
- Criemos uma condição, a condição é do personagem ter equipado o Machado. Ah sim, sem exceção. Ficaria assim:
<>Condição: [Ash] ? Equipar [Machado]

- Agora novamente, dentro da condição criemos outra condição, de pressionar a tecla C. Também sem exceção. Ficaria assim agora:
<>Condição: [Ash] ? Equipar [Machado]
<>Condição: Pressionar tecla C


Note que você pode armazenar uma tecla específica para isso, no caso eu usei o "Enter".
- Agora se quiser, coloque uma SE para fazer o som do corte. Eu usei a SE 094-Attack06. Na Aba2 lá em baixo. Então ficaria assim:
<>Condição: [Ash] ? Equipar [Machado]
<>Condição: Pressionar tecla C

<>Reproduzir SE : '094-Attack06', 80, 100

- Agora estamos quase acabando! No final, colocaremos a operação de Switch Local!
Localiza-se na Aba1 na direita. Clique nela, vai aparecer A, deixe
assim e clique OK. "Mas Douglanilo, tem esse ON e OFF!" O On no padrão
estará ligado, não se preocupe. Então depois ficaria assim:
<>Condição: [Ash] ? Equipar [Machado]
<>Condição: Pressionar tecla C

<>Reproduzir SE : '094-Attack06', 80, 100
<>Operação de Switch Local : A = ON

Ah sim, ia me esquecendo, não escrevi o "FIM" e o "FIM" depois, porque irá aparecer mesmo!
- Agora para finalizar, criemos outra página. Lá na janela do Evento, terá Nova Página, clique.
- Apareceu agora o 1 e o 2 alí um pouco mais para baixo deste botão.
Clique no 2. Aparecerá um "evento". No canto esquerdo da janela, terá Switch Local. Hum, agora clicamos lá e deixamos A.
- Ah sim, ia me esquecendo. No gráfico do evento, colocamos aquele do
tileset do tronco cortado, vai dar mais realismo! (A não ser que queira
acabar com a árvore inteira HM01 - Cut - Habilidade e Item Icon_biggrin)

Uff, acabamos a árvore.

Criando o Mato/Grama/Capim
Essa pode ser mais fácil.
- Criemos um evento, nesse evento o gráfico usaremos o do tileset, é uma graminha legal e etc.
- Certo, primeiro criamos uma condição do Ash adiquirir Cut, e sem exeção. Ficaria assim:
<>Condição: [Ash] ? Adquirir [Cut]

- Agora novamente, dentro da condição criemos outra condição, de pressionar a tecla C. Também sem exceção. Ficaria assim agora:
<>Condição: [Ash] ? Adquirir [Cut]
<>Condição: Pressionar tecla C


Note que você pode armazenar uma tecla específica para isso, no caso eu usei o "Enter".
- Agora se quiser, coloque uma SE para fazer o som do corte. Eu usei a SE 094-Attack06. Na Aba2 lá em baixo. Então ficaria assim:
<>Condição: [Ash] ? Adquirir [Cut]
<>Condição: Pressionar tecla C

<>Reproduzir SE : '094-Attack06', 80, 100

- Agora estamos quase acabando! No final, colocaremos a operação de Switch Local!
Localiza-se na Aba1 na direita. Clique nela, vai aparecer A, deixe
assim e clique OK. "Mas Douglanilo, tem esse ON e OFF!" O On no padrão
estará ligado, não se preocupe. Então depois ficaria assim:
<>Condição: [Ash] ? Adquirir [Cut]
<>Condição: Pressionar tecla C

<>Reproduzir SE : '094-Attack06', 80, 100
<>Operação de Switch Local : A = ON

Ah sim, ia me esquecendo, não escrevi o "FIM" e o "FIM" depois, porque irá aparecer mesmo!
- Agora para finalizar, criemos outra página. Lá na janela do Evento, terá Nova Página, clique.
- Apareceu agora o 1 e o 2 alí um pouco mais para baixo deste botão.
Clique no 2. Aparecerá um "evento". No canto esquerdo da janela, terá Switch Local. Hum, agora clicamos lá e deixamos A.

Pronto! Criamos já! Agora teste o seu jogo!
A seguir, a demo para quem acha que ler é difícil.
Tutorial por Douglanilo.
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Até o/


Última edição por Douglanilo em Sáb Dez 12, 2009 7:26 pm, editado 4 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: HM01 - Cut - Habilidade e Item HM01 - Cut - Habilidade e Item EmptyTer Abr 14, 2009 1:29 pm

Um pouco complicado, pelo que parece, mas muito interessante e util, vlw douglas
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MensagemAssunto: Re: HM01 - Cut - Habilidade e Item HM01 - Cut - Habilidade e Item EmptyQua Abr 15, 2009 11:17 pm

Hahaha, complicado que nada! Só ir fazendo os passos-a-passos que você consegue!
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MensagemAssunto: Re: HM01 - Cut - Habilidade e Item HM01 - Cut - Habilidade e Item EmptyQui Abr 16, 2009 2:43 pm

To muito ocupado, agora a erika vai joga GC (uhuuuuuuuuuuu) obs, excluam issu se ela se cadastrar nesse forum!
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MensagemAssunto: Re: HM01 - Cut - Habilidade e Item HM01 - Cut - Habilidade e Item EmptyQui Abr 16, 2009 3:41 pm

Vou por isso na seção Notícias, muahaha XD. Brincadeira.

Bom, fica aí no GC então >.<
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MensagemAssunto: Re: HM01 - Cut - Habilidade e Item HM01 - Cut - Habilidade e Item EmptySex Abr 17, 2009 1:34 pm

hahahahahahahaha, que mancada --'
@topic
testado e aprovado!
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MensagemAssunto: Re: HM01 - Cut - Habilidade e Item HM01 - Cut - Habilidade e Item Empty

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